Homem, cidade e memória

18 nov

“…pela ótica do empreendedor, se colocar no papel vai ver que é mais lucrativo derrubar esse prédio e construir um novo… eu, particularmente, acho feio, colocaria a baixo também…” (anônimo)

Um homem sem história, acorda todos os dias sem saber o dia, a hora… desfigurado pela velocidade dos automóveis. Não há espelhos para lavar o rosto. Mais uma noite com o corpo deitado no papelão. O barulho das primeiras horas do semáforo são tão iguais a qualquer despertador de criado-mudo. Já há buzinas às 6 horas da manhã. Ansiedade.

Sem nome, não precisa saber o que aconteceu ontem. A única importância é o hoje. O importante é saber se vai ter um pão para comer. Se alguém vai lhe ceder água ou algum pedaço de carne durante o dia. Sobreviver é o sonho. Só existe hoje.

Uma cidade sem história, acorda todos os dias sem saber o dia, a hora… milhares de trabalhadores velozes reconstroem a cidade das memórias. Não tem foto que guarde um passado próximo. Ontem já não tem mais imagem. Na era digital, não sobrevive resíduos materiais; fotos reveladas. Nem os vidros verdes refletem seus concretos. Não há memória. Já há bate estacas às 7 horas da manhã. Ansiedade.

Sem nome, não precisa saber as últimas notícias. Apenas reprodução de ontem. A única importância são as novidades de hoje. É se será construído algo novo. Se vamos crescer 1 ou 2% a mais que mês passado, que o trimestre passado, que o ano passado. Só existe o presente.

um velho Capitão.

Anúncios

Uma resposta to “Homem, cidade e memória”

  1. Fabio Freire 30/12/2014 às 5:41 pm #

    A crônica pode ser atribuída a Fortaleza? As demais capitais fazem questão de preservar seu patrimônio histórico, aqui não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: