Textos para disciplina de História da Arquitetura I – O Rococó

7 maio

Eu escolhi esses três textos que considerei mais interessantes para se ter um melhor aprofundamento sobre o Rococó na Arte e Arquitetura Brasileira.

 

Confiram:

 

Das pontes aos castiçais: a produção de mobiliário artístico em Minas Gerais do século XVIII e os ofícios mecânicos. Por Angela Brandão

resumo:

Este texto parte de um exemplo emblemático: um conjunto de cadeiras episcopais de madeira entalhada, atribuído a Antônio Francisco Lisboa. Se observarmos trabalhos de tantos artesãos anônimos no contexto de Antônio Francisco Lisboa, encontraremos uma versatilidade semelhante e a mesma capacidade de transitar entre grandes obras de construção em madeira e peças de pequeno formato. A idéia de totalidade artística poderia ser compreendida como sobreposição de atividades entre os distintos ofícios em Minas Gerais, século XVIII e começos do XIX.

 

 

resumo:

Este texto traz algumas observações acerca do mobiliário do século XVIII, com ênfase no mobiliário mineiro, indicando algumas de suas características formais. Analisa, especialmente, aspectos da historiografia acerca do mobiliário brasileiro.

 

 

 

Aproximação à historiografia da arquitetura colonial brasileira as ideias de John Bury. Por Mariela Brazón

resumo:

O objetivo central deste artigo é expor um estudo detalhado da obra historiográfica do inglês John Bury, quem dedicou uma parcela importante da sua produção à arte e à arquitetura colonial brasileira. Foram identificadas e analisadas as bases conceituais e metodológicas do trabalho de Bury, especialmente no tocante a questões de estilo, periodização, contextualização e correlação dos fatos estudados com outros fenômenos artísticos oriundos do mundo europeu e hispano-americano, o que permitiu avaliar as hipóteses levantadas pelo autor sobre questões conceituais, tais como “originalidade” e “identidade”. Foram estabelecidos paralelismos com as ideias de outros historiadores europeus e latino-americanos — como Germain Bazin, Ramón Gutiérrez e Damián Bayón — com o intuito de compreender os tópicos discutidos dentro do amplo panorama da historiografia da arte da América Latina. Desta maneira, o estudo apontou a relevância da produção estudada e mostrou a necessidade de valorizá-la fora dos lineamentos abertos pela historiografia modernista.

 

 

 

Boa tarde,

um velho Capitão

Anúncios

Uma resposta to “Textos para disciplina de História da Arquitetura I – O Rococó”

  1. Thalita Alemida 15/05/2014 às 2:00 am #

    Baixei os textos para ler, professor, são bem legais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: