O futebol e a nossa sociedade pragmática

4 set

Sei que tem muitos que não gostam do esporte, mas a metáfora a seguir perpassa a grama, a bola e aquele jogo estranho de 11 contra 11 correndo prum lado e prum outro como se fosse uma dança…

Parei defronte ao campinho e vi as crianças de 10 a 12 anos jogando bola. 6 contra 6. 1 golero e 5 na linha. Esquema tático, 2-3/3-2. Tão crianças e já bem doutrinados, assim começamos a construir nossa juventude. Os pais a beira do gramado todos felizes com tamanha exatidão de seguir as regras. Deve ser bom ter filhos bastante obedientes (ironia).

Lembro como se fosse hoje, tinha acabado de receber a bola e parti em diagonal, quando cheguei em frente à área do goleiro adversário deu uma travada e esperei o lateral passar, fiz ginga na frente do zagueiro e esperei o lateral passar… perdi a bola e fiquei esperando o lateral passar. Gritei, PORRA, por que tu não passou, perguntei e ele chateado respondeu, Porque você não iria tocar a bola para mim. Triste, como alguém pensa em grupo assim, tão pragmático, deveria perguntar ao professor daquelas crianças de 10 a 12 anos que os ensinam a sempre a tocarem a bola. No final chamei meu parceiro de pelada e retruquei, Se você passa, você me da oportunidade de escolher e confundir o adversário, se eu vou tocar para você ou vou driblar, se você passasse, você teria me dado opção de jogo, isso é um jogo de equipe, esqueceu?!

Todavia, ontem a noite não foi bem assim, as crianças sempre tocavam a bola, era tudo pré-determinado. Tanto que os zagueiros andaram ganhando todas, porque eles já estavam prevendo todos os passes, o professor não parou nenhum momento pra reclamar e só reclamou quando eles não passaram. E eu, no alambrado gritando, Dribla, dribla, dribla…

Estamos vivendo numa sociedade de idiotas, pragmáticos e doutrinados, ninguém questiona nada, é tudo tal qual está na regra. De fato a consciência social, política, cultural e histórica é muito chata, pois temos que questionar o mundo, questionar o que está posto. Muito mais fácil para essa sociedade atual apenas reproduzir.

Sinto falta do doutor Sócrates…

Um velho Capitão.

Anúncios

2 Respostas to “O futebol e a nossa sociedade pragmática”

  1. gislenellery 04/09/2012 às 11:45 am #

    Sempre me pergunto isso….. “Quem disse que tem que ser assim…?”

  2. Raisa Arruda 04/09/2012 às 3:13 pm #

    Duas coisas que eu pensei ao ler, 1. Sociedade de Consumo e 2. uma sociedade de Medrosos e Preguiçosos. Porque a sociedade de consumo que nos enfia goela abaixo maneiras e “regras”, sem que haja espaço para questionar, faz com que em qualquer situação venha tudo pronto, o que retira nosso esforço em deslocar para questionar, vivemos numa sociedade sem sujeitos. E uma sociedade de medrosos e preguiçosos, justamente porque para driblar, é preciso arriscar, é preciso pensar nas inúmeras possibilidades de passe, de toque, sambar com a bola necessita de criatividade e ousadia, deslocar da passividade e ter uma postura ativa… Pensar e refletir. Não se pensa mais, só se reproduz, a ponto de nem saber o que fala ou faz. Seja o técnico ou fantástico, somente se reproduz, e assim temos milhões de pessoas desresponsabilizadas pela própria existência, pelas próprias escolhas…
    E outra, que numa cultura em que se tolhe as capacidades criativas do sujeito, desde a infância, não se pode esperar que este um dia alcance capacidade de questionar, já que ele não consegue mais enxergar nada além do que é posto…
    Quando uma criança ganhava um carrinho, ele podia ser um avião, um foguete, um carro falante, de corrida, um jipe, hoje em dia, um carro é um carro e é necessário que ela tenha mil carros diferentes, porque não sai do concreto. É o que vê, a vida é assim, o que se vê, em preto e branco. Mas isso é o que eu acho…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: