Mudanças

29 mar

Na história costumeiramente chamamos os períodos de tensões sociais como momentos de rupturas. Isso não quer dizer que o processo de ruptura seja único e exclusivo momento da mudança. De forma um tanto rasteira, a mudança advém de inúmeros fatores que afligem uma sociedade, comunidade ou grupo social ao longo de um período anterior. Todavia, a tensão, o momento de máximo agudo de anormalidade dentro dessa construção social serve para observamos o que através dos olhos nus não conseguiríamos.

Se reduzirmos o objeto ao máximo, encontraremos o ser humano. Ele isolado não produz história, mas ele sofre alterações nos seus quereres, nos seus sentimentos. Pois convive entre outros seres humanos. O processo de mudança é de fato um processo longo, gradativo e interativo. O que faz esse homem mudar de uma hora para a outra? Ninguém muda de uma hora para outra, as alterações emocionais, sociais, psicológicas e afins advém de processos demorados, longos… o sentimento de mudança pode já está carregado em vários momentos de encontros e desencontros, de debates, de leituras, de aflições na relação que o homem tem com outras pessoas. Contudo, como num processo histórico, é um determinado momento de tensão, ápice, que o homem altera o até então estabelecido. Esse pico emocional pode ser determinado pelo um simples beliscão, um control, alt mais del ou até mesmo um piscar de olho. De fato, não esse ato que alterou, mas o processo que chegou até aquele exato momento. A diferença é que só conseguimos observar o ato final, pois ele deixa resquícios históricos.

Nós como cientistas só conseguimos ver os factos documentados e deixados para a posteridade. E, está claro que esses atos não representam o todo, mas permite compreender que a ruptura estava anunciada há tempos.

O Capitão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: