Na essência ainda há dúvidas do que nós somos

16 out

Penélope Veredas sentou na cadeira de nylon que armou embaixo do velho guarda-sol. Pele morena, pernas longas, olhar longe. Qualquer um fica admirado com aquela praia, com aquele mar de águas cristalinas, um azul diferente. Passou o protetor solar na barriga, nos braços… no corpo quase todo.

Ela olhou para mim que estava sentado na areia, ao lado dela, procurando o máximo de sombra possível e evitando que a cerveja esquentasse, e pediu, João, você poderia passar o protetor nas minhas costas, com uma voz meiga e baixa. Fica a dúvida de como não cometer essa maldade e não pensar besteira.

Ela olhou para mim sobre o ombro enquanto eu de joelhos tentava passar o protetor solar e falou baixo para mim, João, se somos frutos de Deus, nossa essência é por natureza boa, nosso criador é de todo um bom. Somos essencialmente formados por algo bom. Então nossos atos são construídos para fazer o bem. São nossas atitudes e nossa relação outros deformes que fazem termos pensamentos errados e sermos maus.

Eu sorri, enquanto ela virava o corpo para olhar o mar e levantava o cabelo para facilitar o meu trabalho. Completei o pensamento citando Saramago que a essência do homem é má. Disse, Eu acredito na ausência de tudo, somos nossos criadores, nascemos das trevas e estamos na busca da luz. É nessa busca que encontramos o bem. Ele pode surgir de diversas formas, uma delas é a conversão. É nossa existência que define essa relação.

Ela nem se virou, apenas sorriu, eu percebi o quanto ela não concordou com esse meu lado ateísta. Era divertido discordar dela, nenhum dos dois lados pretendiam converter o outro. Apenas falávamos o que pensávamos e a cada palavra nos encantávamos mais sobre o que acreditávamos à respeito do céu, da terra, da água e do ar.

Terminei, falei para ela fechando o tubo do protetor solar, ela agradeceu sorrindo. Eu me levantei e ela perguntou, Você acha que hoje é um bom dia para tomar banho de mar.

O Capitão do velho do Submarino Amarelo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: