Manter a coerência de querer ser incoerente!

19 jul

Mudar não é ruim. Mudar de opinião, de concepção, de doutrina, do que seja… mudar não é tão mal assim.

Passamos a vida aprendendo que manter suas crenças é a melhor forma de demonstrar coerência em suas atitudes. Um homem sem coerência não é nada! O problema é que na formação humana e social, nada é estável. Nenhuma regra pode ser replicada sem desvio de resultado. O que te aflige, te traz sorte ou felicidade, não é motivo para outra pessoa seguir seu exemplo, nem mesmo você acreditar que isso será tal qual já foi perpetuamente.

Conheci algumas pessoas que se propuseram a coerência. Enquanto eu me propus a ser feliz. Descobri que todo conceito pode ser alargado, condicionado e redefinido nas ciências humanas, de acordo com o tempo, objeto ou situação.

Querem um exemplo? O motivo que me fez chegar a esse papo, debate colocado em pauta durante a Copa América 2011 na Argentina. Paulo Vinícius Coelho disse a frase mais sensata, É tão coerente o trabalho desse treinador e dos outros que aqui estiveram, E dentro de sua coerência que ele pode ser taxado de burro ou naufragar na sua coerência.

Um dia sua exatidão te colocará em prova. Ou vais carregar consigo uma amargura terrível por não mudar e assim vais perder algo. Uma vida, um amigo, um amor, ou qualquer artefato físico de valor sentimental. Ou vais ter que aceitar quebrar tua dureza, dizer que as situações e as suas decisões são mutáveis. Com isso, manter quem, que tu queres. Todavia, vais carregar consigo a amargura de olhar para os outros que te julgam não ter coerência. Nessa hora, lembre-se, mantiveram-se contigo os teus valores. Eles apenas mudaram para você melhor crescer com as situações que a vida te impõe.

Abraços,

um velho capitão!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: