Analfanet

2 mar

Há uns dias assisti um documentário um tanto forte e interessante sobre a Internet e seu crescimento econômico e tecnológico. Lógico que isso só aparece em canal fechado (um outro debate), mas foi na Discovery Channel HD. O documentário: “Download: The True History of Internet”

Lembro que durante a campanha presidencial alguém me referiu ao crescimento tecnológico do período às privatizações do governo FHC. Lógico que fiz pouco e continuo fazendo, creditar avanços sociais ao pior governo brasileiro (não considero o governo militar como governo, nem ditadura… aqui foi uma tragédia) é uma piada. O chocante disso tudo é que as pessoas não conseguem enxergar situações sócio-econômicas em conexões entre o macro e o micro. E, de preferência, nisso tudo: historicizar! Óbvio que não pretendo pensar de forma condicional, mas é impossível não afirmar: se fosse qualquer outro governo, os avanços tecnológicos seriam os mesmos. Talvez mais rápidos ou um pouquiiiiinho mais lento. A verdade, como pode ser visto no documentário, foi que crescimento da tecnologia estava fadada a acontecer devido ao furacão de recursos assoprados na bolha especulativa das empresas “dot.com”.

O derradeiro fim dessas empresas não tardou, mas a velocidade do motor da história durante a última década do século XX girou um TANTO mais rápido. Como historiador não sou apto a fazer previsões, mas fico com aquela sensação de que as privatizações apenas capitalizou mais recursos para essa bolha que cresceu e estourou fora do Brasil. O que ganhamos com isso? Algumas crises financeiras que não eram nossas. A única verdade que construí nessa última década sobre o governo FHC e afins, é que sua postura enfraqueceu e desacreditou o país no cenário financeiro mundial.

Estou longe de fazer o fiel da balança entre partidos políticos. Poderia ser qualquer um. O que escrevi são análises de factos ocorridos na história recente do Brasil. Então, por favor, sem comentários anti e pró esquerda! O debate é histórico!

Abraços,

Rodrigo Fuser

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: